quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Dança no futebol brasileiro

Com o fim de todos os campeonatos de futebol profissionais no país, começam os trabalhos intensos das diretorias dos clubes.

E nesse período de férias, principalmente este ano, a “dança” de treinadores está intensa.

Nada menos do que Corinthians, Grêmio, Vasco, Cruzeiro, Atlético/MG e Goiás trocaram seus comandantes. Sem contar nos ainda não confirmados em seus cargos, casos de Santos e Palmeiras.

Destes, 3 definiram os substitutos: Mano Menezes assume a árdua tarefa de trazer o Timão de volta a elite do futebol em 2008 (acertou em trazer Mano, que já subiu para a série A com o seu ex-clube, o Grêmio, em 2005).

Vágner Mancini acertou com o tricolor gaúcho (o técnico conseguiu sagrar-se campeão da Copa do Brasil com o Paulista de Jundiaí - boa aposta). O Cruzeiro trouxe Adilson Batista (seu melhor trabalho como técnico foi a formação do time do Figueirense de 2006, que terminou em 7º lugar).

Bom para quem já tem definidos os seus comandantes, para que o planejamento do ano que começa seja feito adequadamente.

Junto com os treinadores há também muitas trocas de jogadores. Nesta época abre-se a janela de transferências do mercado europeu e muitos deles devem ter como destino o velho continente.

Outros que fracassaram por lá ou que não são muito aproveitados podem ser repatriados.

Um bom mercado e que vem rendendo bons frutos é o sul americano, com ofertas baratas e de jogadores que resolvem (casos de Acosta, Valdívia, Ferreira).

Algumas equipes, como São Paulo, Santos, Flamengo, terão a sua base de jogadores mantida e chegarão atletas apenas para suprir eventuais saídas ou para compor seus elencos.

Já equipes como o Corinthians, Vasco, Botafogo, mudarão e muito seus plantéis para a próxima temporada.

Sem as disputas dos campeonatos, é o mercado da bola que agita os noticiários futebolísticos de todo país.

Resta esperar e ver, após alguns meses de disputa em 2008, quem acertou e quem errou em suas contratações.

Um comentário:

Leo Sousa disse...

Não sei se tem muito a ver com o post.. mas eu tava vendo uma reportagem sobre o ct do sp em cotia (q é uma "universidade" pra formar jogadores).. o sp investiu 20 milhões e já pode ter o reotorno com o breno.. e daqui a 2 ou 3 anos a meta é não comprar mais jogadores.. interessante

[]'s