quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Decisão para a última rodada!

Como era de se esperar, as emoções do Brasileirão-07 irão até o último minuto.

Depois do complemento da penúltima rodada na noite de ontem, restam 1 vaga na Libertadores-08 e 2 “vagas” para o descenso.

Para a competição sul-americana brigam Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio. A vaga está nas mãos alvi-verdes. Jogam em casa, com o apoio da torcida, contra o Atlético/MG.

Mas o time de Parque Antártica que se cuide, pois a Raposa joga também em casa, com o Mineirão lotado, contra o rebaixado e fraquíssimo América/RN - por este motivo, só a vitória interessa ao Palmeiras, 1 ponto a frente na tabela de classificação.

Os gremistas correm por fora, com pouquíssimas chances, pois além de ganharem seu jogo em casa, diante do Corinthians, dependem de derrotas dos outros dois concorrentes. Tarefa árdua.

E é este jogo onde todas as atenções estarão voltadas. O Timão, que se tivesse vencido ontem, estaria livre da queda para a Série B, precisa de uma vitória contra os gaúchos para dependerem apenas das próprias forças e não cair.

Seus dois concorrentes na briga para sair da degola, Goiás e Paraná, jogam contra Internacional e Vasco, respectivamente; vantagem para os esmeraldinos que jogam em casa - se é que este fator possa ser decisivo.

Sem dúvida alguma, as tarefas mais difíceis são, ironicamente, dos times que se enfrentam: Grêmio e Corinthians. Jogar como visitante no Olímpico é sempre uma missão complicada. A sorte dos paulistas é que seus adversários na luta contra a queda parecem querer a todo custo o rebaixamento.

Serão 4 dias de ansiedade, angústia, sofrimento, gozação... E domingo, às 18hs, tudo se definirá. Será choro de alegria de um lado e de tristeza de outro; aplausos, homenagens, lamentações e explicações...

terça-feira, 27 de novembro de 2007

De quem é a culpa?

A tragédia era anunciada.

A Fonte “Nova” foi avaliada junto com os outros estádios brasileiros para a Copa-2014. E ficou em último lugar.

Foi inspecionada também por uma comissão de especialista e foi reprovada. A questão é: se foi reprovada, por que o relatório ser disponibilizado e entregue a autoridades quase um mês depois dos trabalhos, em um evento?

Por que não informar a prefeitura e/ou o governo bahiano que o estádio não tem condições de receber jogos? Sabendo-se, ainda por cima, que a cada rodada em casa, a equipe do Bahia utiliza o local para mandar seus jogos, empurrado por 60 mil torcedores?

A tragédia aconteceu. E o blog está de luto por isso, sim. Mas, o que adianta agora as autoridades se mexerem depois de 7 mortes? Como ficam as famílias que perderam seus entes queridos?

Agora, podem ter certeza, vai começar mais um “jogo de empurra”: o da responsabilidade pelo fato. Um desconversa daqui, outro ali, outro de lá... Não importa. Aqueles que se omitiram e não interditaram um local público impróprio e que abriga uma multidão de pessoas, TÊM DE SER INVESTIGADOS E SEREM PUNIDOS. CHEGA DE OMISSÃO. CHEGA DE “PIZZA”.

E quem sofre, de novo, é o trouxa do torcedor. Amante, fanático e sem consideração nenhuma por parte das autoridades.


Ficam aqui os meus sentimentos às famílias dos falecidos no “acidente”.