segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Balanço do Brasileirão

Desde que a fórmula de disputa dos pontos corridos foi adotada no nosso campeonato nacional, acho que nunca se viu uma disputa tão intensa.

Tirando o líder São Paulo, que depois de bela arrancada, já pode reservar um espaço no Morumbi para a taça, e o América/RN que já está rebaixado, todos os outros 18 times tem algo para almejar dentro da competição.

Na parte de cima da tabela, a acirrada briga por uma vaga na Copa Libertadores/08. Ainda disputam 3 vagas: Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Grêmio, Flamengo e Fluminense, alinhados nesta ordem na classificação. Os cariocas terão de se esforçar e ganhar os próximos jogos e ainda torcer por tropeços de seus concorrentes.

Temos também a briga por uma vaga na Copa Sulamericana/08, que classifica do 5º ao 11º colocados e trata-se da disputa mais indefinida no certame. Apenas saberemos aqueles que terão o passaporte carimbado para o torneio ao final da última rodada.

Na ponta de baixo da tabela é onde rola a briga mais quente e desesperadora. O Juventude, penúltimo colocado, já está praticamente rebaixado (99% de chances, segundo matemáticos). O Paraná Clube, com 34 pontos, está no mesmo caminho e a esperança de permanência na elite parece ter acabado.

O Corinthians é o clube que vive entre o céu e o inferno. Com apenas 38 pontos conquistados e 9 vitórias, está a 3 pontos do Goiás, o pricipal concorrente, e com 3 vitórias a menos (primeiro critério de desempate). A situação não é nada confortável. Das 6 partidas que restam, o Timão precisa de pelo menos 10 pontos para se safar da degola.

Nesse meio tempo, teremos um jogo fundamental para paulistas e goianos: o confronto direto, que será realizado em goiânia pela 36ª rodada, no dia 11/11. Além dos dois times, ainda correm certa ameaça de queda Sport, Náutico, Atlético/MG e Vasco, todos com 43 pontos.

A disputa vai ser mais emocionante a cada rodada. Haja visto a empolgação dos torcedores; nesta última rodada, apenas um jogo teve público inferior a 10 mil pagantes. E melhor ainda, em dois estádios, Morumbi e Maracanã, com mais de 60 mil presentes, sendo que no segundo tivemos o melhor público do campeonato.

E ao que tudo indica é assim que iremos até o apito final da competição. Emoção garantida para todos, seja ela boa ou ruim. Portanto, vamos torcer!

3 comentários:

Leo Sousa disse...

Não sei cara.. mas eu vou arriscar um comentário aqui.
Acho que o sp vai ser campeão e dele pra baixo até o vasco pode chegar na libertadores.. fui ousado agora hein!

Abraços

Unknown disse...

Eu queria gerar uma polêmica aqui!!!
No meu raciocínio e observando a trajetoria do time do parque São Jorge acredito que o time caia....Todos nós sabemos o impacto que isso poderá causar em termos de mídia, pois se trata de uns dos maiores clubes do brasil!!
Agora eu pergunto!!! Vai acontecer alguma estratégia extra campo para que isso não aconteca!! alguem aqui acredita nisso, ou eu estou fantasiando demais, por que a gente ve tanta palhaçada no dia a dia, que isso não seria nenhuma novidade. Ou o Corinthians vai sair desta com os seus própriso meritos ??
abraços a todos

Ricardo Guedes disse...

É marcelao!.. esse eh um grande problema.. o corinthians quase caiu ja... so q tem os interesses de muitos envolvidos e para termos um esquema e nao cair, algumas maos tem q ser "molhadas". So que o clube ta sem grana alguma, entao... TEM Q CAIR!!

abs